Clube do Mediador
Na comunidade educativa podem surgir dois grandes grupos de conflitos:
• Os que se dão entre alunos
• Os que envolvem indivíduos de diferentes grupos da comunidade (docentes, pais, directores, funcionários).
Com nosso Projecto “ Clube do Mediador ” procura-se desenhar e implementar um modelo de mediação inter-pares cujos destinatários finais são os alunos. No entanto, para que seja viável dentro da entidade educativa é necessário que todos os actores conheçam, compreendam e se comprometam com os princípios que sustentam a resolução de problemas através da mediação.
A mediação pode considerar-se como uma extensão do processo negocial, a que pode recorrer-se quando as partes não puderam tratar o conflito directamente entre elas.
A mediação implica a intervenção de um terceiro neutral, aceite pelas partes, sem poder de decisão sobre o acordo a que eventualmente possam chegar e cuja função primordial é ajudá-las, mediante a condução de um processo que é essencialmente comunicacional, a explorar os diversos elementos do conflito de modo a que possam encontrar opções de solução satisfatórias e acordar sobre formas e mecanismos de o implementar.
Se achas que tens perfil para mediador inscreve-te no clube.
Podes inscrever-te deixando os teus dados numa mensagem a este artigo ou através de um mail para gabinetemc@gmail.com.
• Os que se dão entre alunos
• Os que envolvem indivíduos de diferentes grupos da comunidade (docentes, pais, directores, funcionários).
Com nosso Projecto “ Clube do Mediador ” procura-se desenhar e implementar um modelo de mediação inter-pares cujos destinatários finais são os alunos. No entanto, para que seja viável dentro da entidade educativa é necessário que todos os actores conheçam, compreendam e se comprometam com os princípios que sustentam a resolução de problemas através da mediação.
A mediação pode considerar-se como uma extensão do processo negocial, a que pode recorrer-se quando as partes não puderam tratar o conflito directamente entre elas.
A mediação implica a intervenção de um terceiro neutral, aceite pelas partes, sem poder de decisão sobre o acordo a que eventualmente possam chegar e cuja função primordial é ajudá-las, mediante a condução de um processo que é essencialmente comunicacional, a explorar os diversos elementos do conflito de modo a que possam encontrar opções de solução satisfatórias e acordar sobre formas e mecanismos de o implementar.
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